Nós, as Gordas!!!

Nós, as Gordas!!!
Gordas em Fuga!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DICAS ESPERTAS PARA QUEM QUER PERDER PESO

Seguindo sugestão da prima Samira, estou transcrevendo sugestões postadas por sua amiga INEZ... então, aproveitem bem as dicas!!!
Jan

01 – Tire a manteiga do café da manhã. Substitua por uma porção (medida em copinho descartável de café) de ricota amassada com garfo e temperada com sal e orégano. É uma delícia!!
02 – Tire da sua vida o leite integral. Se achar o desnatado muito ruim, adote o semi-desnatado.
03 – Só adoce com adoçante. O FINN em envelopes é bem natural, e você encontra pra comprar em toda parte.
04 – Se você não tem outros problemas, abuse do que não engorda, como café preto e chá. Ao invés de leite pingado com o café aumente a quantidade do café para maior satisfação.
05 – Substitua, sempre que possível, o pão francês de todo dia por pão com fibras (aveia, trigo integral, etc...) pois ajudam no funcionamento do intestino. Não aumente a quantidade de pão consumido. Os pães com fibras são, em geral, mais pesados resultando em maior saciedade.
06 – Se você costuma comer uma fruta no café da manhã, guarde-a para comer por volta das 9 ou 10 horas. 10 entre 10 nutricionistas aconselham que as refeições do dia sejam fragmentadas. O que quer dizer que é mais sadio fazer 6 do que 3 refeições diárias. A quantidade de comida é a mesma mas você fica com menos fome pro almoço e mantém o consumo de calorias/dia.
07 – Se você não costuma comer uma fruta no café, e nem na merenda, passe a comer uma fruta no meio da manhã. Para quem trabalha fora as melhores frutas pra transportar são: banana, goiaba, maçã, pêra, uvas em um tuperware, melão cortado em cubos, igualmente em embalagem plástica e um garfinho (descartável).
08 – No lugar da fruta pode ir um iogurte, uma barra de cerais, 2 bolachas cream crack ou um copo de suco. Atenção! Há suquinhos (200ml) em caixinhas em versão diet ou ligth. E também água de coco.
09 – No almoço procure se conter e colocar no prato um representante de cada grupo de alimentos: a proteína, que pode ser carne vermelha ou branca, ovo, ou o feijão quando combinado com arroz, o carboidrato, representado pelas massas, que são alimentos energizadores, e as leguminosas, de preferência em 2 cores: o verde das folhas e o amarelo, laranja ou vermelho das cenouras, abóboras e beterrabas. No meio disso temos vegetais, também de baixa caloria, como as abobrinhas, as vagens e os tomates e pimentões.
10 – O modo de cozinhar também pesa na balança. E, embora frituras sejam uma delícia, prefira na maioria das vezes, os assados e cozidos. Os alimentos cozidos no vapor são o máximo em economia no preparo.
11 – No meio da tarde faça um lanche – que pode ser a sobremesa do almoço que você guardou. Sempre dentro da idéia de fragmentar as refeições, evitando a fome e mantendo o consumo de calorias/dia.
12 – O jantar TEM QUE SER mais leve que o almoço. No começo, experimente reduzir o carboidrato pela metade.
13 – Antes de dormir coma a fruta de sobremesa do jantar, ou algumas das alternativas do item 08 ou um copo de leite adoçado. Morno no inverno e gelado no verão.

CONSELHOS GERAIS:
a) Leia sempre as embalagens. Além da data de validade verifique o valor calórico do alimento. Você terá grandes surpresas (boas e más). Fique atento pois às vezes o quadro de composição constante no verso das embalagens diz respeito apenas à porção e não toda a embalagem.
b) A chave do sucesso em uma dieta está muitas vezes numa palavra-chave: VARIEDADE. Procure lanches diferentes, não almoce sempre o mesmo bife, de vez em quando experimente coisas novas (dentro do recomendável.).
c) Não coma duas massas de uma vez. Se pôs arroz, não ponha macarrão, nem batata.
d) Antes e depois da prática de exercícios hidrate-se. Não aumente a ingestão de alimentos porque passou a fazer atividade física.
e) Mantenha a dieta durante os 5 dias úteis da semana. No final de semana diminua a rigidez com relação à quantidade e qualidade usando de bom senso para não abusar.
f) Alguns alimentos, bem aceitáveis palatarmente, são de baixíssima caloria. É o caso do chuchu, da melancia, do morango, do peito de peru e de iogurte natural.
g) Os produtos diet – particularmente os refrigerantes – são um bom “quebra-galho”. Encha o copo de gelo e tome aos goles.
h) Sopa de carne e legumes e cozidão são alimentos que “enchem” e engordam pouco. Use carne magra. Evite rabada e costela. Varie bastante nos legumes.
i) Quando for dar sua “saidinha” comendo uma fatia de bolo, prefira os sem cobertura ou recheio.

2 comentários:

  1. É por ai mesmo. O "peor" é que sabemos de tudo isso. Eu continuo na batalha, já se foram 3ks, ainda faltam 9. Juntas chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  2. Juntas chegaremos lá...??????...parece o slogan do Afif na campanha p/presidente...lembram?????? eu lembro! kkkkkkk

    ResponderExcluir